Notícia

Jacira Reami, empresária de Maringá e finalista no Prêmio Faciap Mulher Empreendedora participa da reunião da CACINOR Mulher.

terça, 16 de abril de 2019

Jacira Reami da empresa Nova Atitude Ecológica, participou ontem (15) da reunião da CACINOR Mulher em Maringá, apresentando mais detalhes de sua trajetória para as empresárias ligadas aos conselhos da mulher empresária das associações comerciais filiadas a CACINOR. Jacira relatou que a empresa foi idealizada pelo marido, o Áureo Antônio dos Santos (in memorian), que se preocupava com o descarte das garrafas PET no meio ambiente e, por isso, buscou uma solução. Com uma máquina que transforma as garrafas em fios, teve a ideia de produzir vassouras e cordas de varal. “Eu e minha filha, Áurea Reami dos Santos, trabalhamos desde o início nesse projeto e enfrentamos vários desafios que foram muito além da gestão empresarial. Primeiro foi o falecimento do meu marido, depois tive um câncer de mama e, quando estava recuperada, minha mãe faleceu. Superar tudo isso exigiu grande esforço, mas conseguimos porque precisava continuar essa causa nobre, que é preservar o meio ambiente e gerar renda para famílias”, afirma.  Com perseverança e boas parcerias, a empresa disponibiliza gratuitamente as máquinas em penitenciárias, Apaes e entidades de recuperação de dependentes químicos e de apoio ao portador de HIV. “Eu empresto o maquinário, eles transformam a garrafa PET em fio e eu compro a produção deles”, explica Jacira. Além disso, outras 80 famílias de aposentados e carentes são beneficiadas por cumprirem a etapa de contagem dos fios para montar os tufos que compõem a base das vassouras. Atualmente, a Nova Atitude Ecológica produz cerca de 1,5 mil vassouras por mês e recicla mais de 300 mil garrafas PET por ano. Os produtos são vendidos para prefeituras e órgãos estaduais de todo Paraná, Bahia e Mato Grosso do Sul - onde são destinados à lavoura -, além de São Paulo e Rio de Janeiro. A comercialização também é feita no varejo em diversos pontos de venda no país.

Nelly Trevisan Assaiante, Presidente da FACIAP Mulher, realizou a entrega do convite oficial para a finalista no evento de premiação final e frisou sobre a importância da participação das mulheres neste prêmio, pois grande parte das empreendedoras não consideram suas histórias inspiradoras e que este prêmio vem de encontro para o início da mudança deste pensamento.

Durante a reunião Claudia Michiura, Presidente do ACIM Mulher, apresentou as ações realizadas pelo conselho, destacando as visitas técnicas na sede da Magazine Luiza e da Smart Fit em São Paulo.

Fonte: CACINOR