Notícia

Faciap começa implantação de programa de Compliance

segunda, 28 de janeiro de 2019
O programa irá prevenir atos que não sejam éticos

Na primeira reunião do ano do Comitê Gestor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), os vice-presidentes iniciaram o processo de implantação do Programa de Compliance e Integridade, com consultoria da empresa Veritaz.

Ao longo do ano, o programa irá dar suporte para que a Faciap priorize ferramentas de alta gestão, prevenindo atos que não sejam éticos previstos na Lei Anticorrupção. Para isso, o sistema de Compliance trará para dentro da federação procedimentos como análise de riscos da entidade, canal de denúncias, comunicação e treinamento das equipes. O primeiro passo foi dado na reunião do Comitê Gestor, que, em um workshop dinâmico, trabalhou de forma colaborativa e recebeu o primeiro treinamento sobre Compliance. 

“Para desenvolvermos esse tipo de trabalho, é muito importante entender o contexto em que estamos inseridos e de que forma a instituição funciona, desde sua camada estratégica até a parte operacional. No caso da FACIAP, já iniciamos com um grande apoio da alta gestão e esse é o primeiro pilar para o êxito do Programa. Transmitir a importância desse apoio é fundamental para o sucesso de iniciativas como essa, que demandam participação e engajamento de toda a organização”, disse Letícia Sugai, sócia da consultoria Veritaz. "Essa nova fase é uma mudança de cultura e de gestão com a qual estamos bastante entusiasmados em poder contribuir".

O sistema de controle interno identifica falhas e dificuldades atuais e sugere melhorias para as deficiências encontradas nos processos e procedimentos. “E isso contribui para que a Faciap tenha mais eficiência operacional, o que reflete no fortalecimento e no desenvolvimento da entidade, e consequentemente, na melhoria do atendimento prestado às associações comerciais”, afirma o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa.

Fonte: FACIAPNEWS